segunda-feira, agosto 18, 2008

Punição eterna




- Isso que você está falando é um pecado!!! - disse a senhora, depois de turbulentos 60 minutos de conversa, recheados de réplicas.

Tudo começou porque meu gato estava no telhado dela. Um amigo meu estava bêbado e quis pega-lo. Ela começou a dizer que odiava gatos e tudo mais. Quando comecei a ensaiar um "não mate meu gato", ela disse que só não dava chumbinho porque não o vendiam na rua.

Até aí foi tudo normal, e até previsível. Uma senhora simpática, apesar de aparentar ser um pouco 'cri-cri'. Logo ela perguntou-me algo, que apesar de bem simples, viria com uma resposta não muito amistosa, mas eu preferi ser um pouco moderado, até porque ela é minha vizinha. "Você frequenta que igreja?"

De imediato veio um turbilhão de pensamentos em minha cabeça. A pergunta soava como um 'todo mundo DEVE frequentar uma igreja', que logo foi sendo substituida por um 'todo mundo DEVE ser servo de deus para que não sofra a punição eterna'. Eu poderia ser um arrogante e dizer tudo que penso num único parágrafo, mas fui sucinto no:

- Já fui batista e adventista, mas hoje em dia estou conformado com minha situação.

- Então você se desviou dos caminhos de deus? Tenho seis filhos, até são pastores da adventista, todos bem de vida. Olhe pra você, seus pais lhe dão tudo, você estuda, você deveria ser mais generoso com deus e servi-lo. Às sextas feiras...

- A questão é que o mesmo motivo que me levou a igreja me afastou dela. Eu não concordo com algumas coisas da biblia - e pensando; pra não falar do posicionamento de deus em relação a existência, pelo menos a que eu entendi - então eu acho que eu não conseguiria levar uma vida religiosa, se é que a senhora me entende. Tenho lido alguns livros que apontam para uma outra visão do cristianismo...

- Não concorda? Lógico, a bíblia foi escrita por homens inspirados em Deus, mas que outro livro seria mais verdadeiro que a biblia? Você pode ver, eu moro sozinha aqui, eu e Deus, nunca me faltou nada.

- Mas observe a senhora. Que é que eu tenho a ver com adão e eva terem pecado? Uma menina na rua me disse que eles pecaram e por isso eu era um pecador, então por isso eu deveria servir a Deus, porque ele deu seu filho para que os pecados fossem perdoados. Isso é um pouco malígno, não? - pensando; o que seria o mesmo que dizer que o filho de um criminoso, é um criminoso, e que se ele não assumir os (crimes)'pecados' e ser um escravo da justiça, qual deve arrebatar outros criminosos, ele deve ser condenado a prisão perpétua, quizá à morte.

- Mas meu filho, não se pode dizer uma coisa dessa. Deus é tão bom. Eu vejo em você uma pessoa boa, pegou gatinhos na rua pra cuidar, você é bom. Só precisa de mais deus em sua vida. Porque saiu dos caminhos de Deus?

- Foi o que eu disse pra senhora, eu não concordo com a procedência do julgamento de Deus. Não estou dizendo que sou maior que ninguém, mas algumas coisas não são cabíveis. A punição eterna, por exemplo. Não importe quão bom a pessoa seja, se ela não estiver nos caminhos de Deus, deve queimar no inferno infinitamente...

- Meu filho, isso que você está dizendo é um pecado...

- A questão, minha senhora, é que eu gosto de questionar as coisas, e, ao meu ver, eu jamais poderia conviver com algo, tendo em questão essas pendências - pensando; servir a Deus por medo seria o cúmulo da falta de reflexão. - E pensando bem, o mundo da gente está jeito que está porque as pessoas se esquecem de questionar o que acontece ao seu redor.

- Meu filho, questionar, com gente como a gente, de carne, é uma coisa, é certo. Agora questionar O Pai, que é Espirito Santo, isso sim é um pecado...

- Bem, eu vou ter que ir aqui, o gato está miando um bocado, como a senhora ja deve ter percebido...

- Tudo bem meu filho, depois pode passar aqui que a gente conversa mais...

- Está certo, e por favor não mate meu gato...

- Pode deixar...

***

Religião não se discute? Opa opa. Tudo se discute. Lembro-me há muito tempo, quando disse que aceitava Jesus como meu Deus e meu salvador e das coisas boas que isso me proporcionou. O tempo e a pouquíssima maturidade que tenho, aos 21 anos de idade, que na época, quando saí da igreja eram apenas 13/14, me levaram a imaginar que a existência e a eterninade, com um Deus punidor ao extremo, não me convém.

Eu vim reparar nisso quando uma pastora falou sobre o Titanic, logo depois que o filme foi lançado. Aquela frase que o cara fala no filme 'Nem Deus pode afundar este navio'. Eu no meu máximo de cegueira disse 'BEM FEITO'. Mas que absurdo louco é esse? Estamos falando de 1,517 pessoas que morreram do nada, em teoria, porque alguém 'blasfemou'. Soa um pouco injusto não? Se não soa, imagine o seguinte. Você tem três filhos lindos, seu marido está vindo da Inglaterra para os EUA, e todos morrem congelados no meio do caminho. Seu Deus misericordioso que fez isso.

"Não é bem assim". Ok, obra da natureza, um iceberg que estava no meio do caminho, e blábláblá. Sim, quem fez a natureza?

Quem fez adão e eva e permitiu que eles pecassem? Se eu fosse fazer um filme, baseado na gênesis, eu pensaria que Deus era um ancião barbudo, daqueles que acha que sempre está certo. Depois de algum tempo cansou de ficar só e construiu uns bonequinhos para dar mais movimento a tudo. Depois disso entregou ao mundo eles, como se fossem mais uns animais no meio da selva (o que somos em verdade). Do nada, os trovões começam a rasgar o céu e ele aparece na cena do crime. Adão e eva fazendo alguma coisa que ele disse que não era pra fazer. O tal fruto proibido, que certamente não era uma maçã nem uma banana.

Seria o fruto o questionamento? Pra eu ir pro inferno e ficar o resto da eternidade lá com alguma justificativa, só desta forma. Se Deus criou o homem e a mulher, e sabia, por ser ONItudo, que eles fariam alguma besteira, porque não deu uma segunda chance, ou não educou?

'Deu-lhe este preceito: “Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.” '(Gênesis 2,16).

Morrerás uma ova. Mentir também não é pecado? Pois então, a serpente levou toda culpa, por ter convencido Eva, que levou de brinde a dor do parto e a menstruação...

'Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”
E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa.
Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.
Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra.
Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”(Gênesis 3,16-18) '

Quanta misericórdia. Por fim, meu último argumento e justificador. Quem criou a serpente? Responda você. Não sou intolerante, só sou claramente questionador, e se tem algo que não concordo é a crença pela crença, a crença pelo medo, a crença pela convenção e principalmente, a crença pela ignorância.

Não é porque eu não sei absolutamente nada do que se passa além do planeta Terra, que eu vou ser um servo d'um Deus que puniu meus antepassados por um deslize previsível. Não estou querendo, como disse a senhora que conversei, 'me igualar a Deus'. Não é isso. Mas se existe um, digamos assim, 'regente universal onisciente e onipresente', essa tal história de pecado original e punição eterna não soa nem um pouco harmonioso. E se por acaso a existência não for harmoniosa, temos uma bagunça por aqui, cuidado.

***

- Você tem que arrebatar almas da sua minha família para Deus, já que por um tempo foi você o unico servo fiel - A senhora disse, e eu vim refletindo. Me falaram que o diabo quer minha alma. Deus quer também. De alguma forma parece que existe uma disputa eterna nisso. Se o diabo é tão maligno assim, porque não manda-lo pra outro mundo? Liquida-lo? Acho que pode existir nisso também algo relacionado ao perdão. Ou então, porque, Deus não divide o trono? Eles estão brigando a tanto tempo que deveriam dar trégua. É tudo culpa do diabo? Porque ele não vai pra o fogo eterno, ao invés dos infelizes que já estão por aqui.

Sei não... essa história de se conformar com o que tá escrito na bíblia e dizer que aquilo é a verdade absoluta, não me cheira muito bem. O inferno é aqui... deveria ter dito isso a ela...

3 comentários:

Ronney Argolo disse...

"ela disse que só não dava chumbinho porque não o vendiam na rua" e ela está no caminho certo e você se desviou pq não está na igreja.
Assim, existindo ou não céu e inferno, acho que seu caminho vai dar num lugar melhor que o dela.
abração!! Espero que esteja tudo bem com vc, manu e o gatinho :)

Évora disse...

Pra mim, a coisa do "religião não se discute" entra aí... ninguém nunca vai entrar num consenso! Eu não quero converter ninguém às minhas ideologias (exageradamente flexiveis, talvez) mas tb não quero ser convertida...
Confesso que não tenho saco pra falar pra algumas "criaturas santas" que pra mim, a bíblia é só um livro... simpático até... mas apenas isso!
Se eu quiser, o pqno príncipe tb pode ser sagrado...
inspirado por Jah, Allah ou o raio q o parta!rs
O importante, eu acho, é alguma coisa te tocar... senão, fica um enterno vazio dentro de si...

o_vital disse...

Bom argumento cara... e a senhora demonstrou mesmo o verdadeiro sentido religioso... Ela se esquece da paz interior, do amor, da compaixão... A religião a principio era pra apacentar os homens, mas a história mostra o contrário. Portanto, ser ou não religioso, não deve ser um ponto discriminatório. E o grande questionamento deve ser: vc tem fé?? ou tem medo de deus???