sexta-feira, abril 25, 2008

ALIENS


Olá. Meu nome é A., tenho 20 anos e curso Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pensei em escrever algo sobre como os estudantes são apáticos em relação a situação da Universidade e quão absurdo foi o não comparecimento dos mesmos num ato há três dias atrás no meu campus.

Me ocorre agora que a maioria deles estão apressados e não darão importância ao que quero dizer. Uma parte é egoísta o suficiente para ler e se manter imutável, ou até, de justificar com o velho ‘isso não vai dar em nada’.

Em seguida eu acabo pensando sobre a pequena Jequié, onde a política ainda é movida a desvios monstros de verbas, compra de votos e campanhas movidas a não-merenda escolar. Nada foi feito por aqui e a população sustenta a unhas e dentes o velho argumento conformista.

Imagino que existam pouquíssimas pessoas burras neste mundo. A maioria ou é egoísta, ingênua ou é escrota mesmo. Não me preocupo mais em saber quando foi que a aceitação e o comodismo dogmático virou regra, mas eu sinto que isso é absurdo e eu devo desabafar aqui.

Nem a UESB, nem a Bahia, nem a América do Sul está em bom estado. E olhe que não somos africanos. Mas da mesma forma, andam montando no lombo da gente nos últimos séculos. Sacanearam seus avós, seus pais e você é o próximo. E você é o próximo a se ajoelhar e reverenciar?

Não é o julgamento das pessoas que está em questão aqui. Só que se você é mais um que vai pra casa e dorme achando que tudo está ótimo, me desculpe mas a culpa é sua. Entretanto, diferentemente do conformista, eu não vou cruzar os braços e dizer que nada vai mudar porque a maioria das pessoas ou acha que ta tudo bem, ou se contenta com o mais ou menos. Eu ainda acredito nas pessoas, algumas...

Apesar de ajudar, você não precisa saber de onde veio o sistema nem o que é o sistema. Não precisa entender as leis de mercado, o banco mundial, e a hegemonia dos EUA. Não interessa de onde eu vim, qual é o meu nome, que curso eu faço, onde eu moro e pra onde quero ir. O mundo está ficando cada dia pior e você vai ficar sentado esperando alguma bomba explodir tudo por aí?

Todos vamos morrer um dia, e realmente não sei qual é o sentido disso aqui. De porque me colocaram num mundo tão apático e vergonhoso. Não estou me vangloriando, longe disso, também estou carregando a culpa nas costas. Só que ir pra casa satisfeito, isso não dá.

Quem quer que seja você, seja qual for sua história de vida, com sofrimentos ou euforias demais. Cheia de dinheiro no bolso, bem casada, bem vestida, bem acompanhada, se diga a verdade, não minta para você e diga que você anda tentado melhorar alguma coisa nesse planeta. Não que você tenha que carregar todas as dores do mundo, mas se você sustenta o sistema e não tem consciência disso, meu deus!, comece a pensar nisso.

Se tudo sempre esteve ruim e o povo sempre existiu, por que diabos que o povo não mudou essa maluquice toda? Será que eles estavam estudando para serem mais um que montam no lombo dos outros? Ou será que sempre foram mais um preguiçoso que só reclamava e nada fazia?

Não falo de revolução alguma aqui, não estou bradando ‘Vamos para as ruas fazer alguma coisa’, é a imobilidade que me incomoda. A imobilidade dessas cabeças cheias de fórmulas, métodos, carros e roupas. Cabeças movias a cifras$ e músicas com duas frases. A cabeça dos alienados. E é isso que a maioria das pessoas são, Aliens. Porque se você não se preocupa com a saúde e bem estar do seu planeta e seus habitantes, me desculpa, mas você não deveria estar aqui.

Até a próxima.

4 comentários:

malemolente disse...

Vamos nos consumir. Essa sempre foi a ordem

Anônimo disse...

Meu vc realmente é o cara mas sozinho não tenha calma, que prcisa de muita luta e companherismo para que vc consiga mudar alguma coisa eu te entendo sim mas vá com calma,
beijos mami

Unknown disse...

Cara, Ótimas palavras... porém você deveria pensar que nem o Gates, O mundo é o Windows e as pessoas são os seus usuários... eles são completamente leigos, brutalmente burros, tenho certeza de que se 1000 pessoas lerem isso, 900 vão falar: "Massa... e o que eu faço agora ?" e o sistema vai contaminar e tomar a frente e você vai ser apontado como "O grande salvador do mundo OOOH" (satirizando)

adorei o texto ;) abraços!

Experiência Diluída disse...

Anderson, o que seria o mundo perfeito? A vida perfeito para vc? Na teoria do suicidio descrita por Durkheim, ele afirma que as sociedades mais complexas ( os paises ricos, onde quase todo mundo tem tudo o q quer e é realizado profissionalmente, pessoalmente, etc, etc) são as que mais tem um elevado numero de suicidios, ele explica que as pessoas estão tão satisfeitas com a sua posição social que o sentindo da vida não existe mais. Enquanto que em paises como o nosso, a taxa de suicidio é baixissima, mesmo as pessoas vivendo num inferno de desigualdades, injustiças, pobreza. Como vc explicaria isso? Tive uma discussão hoje em sala, que me retornou a essas questões, e seu texto tem tudo a ver. Fique tão atormentada e pensativa.